sexta-feira, agosto 10, 2007

Estadão malhando blogs?

O Brainstorm #9 publicou hoje um post comentando a nova campanha publicitária do Estadão que, remando completamente contra a maré de tudo o que o jornalismo contemporâneo está fazendo, resolveu tentar botar o povo contra os blogs. Como jornalista e leitora de blogs, achei coerente opinar.

Atualmente, é de consenso que os blogs com conteúdo sério, que fazem pensar e informam além das notícias que a população vê no Jornal Nacional, passaram a ser fonte de valiosa informação e formadores de opinião. A publicidade não discorda e até tem se valido disso, mas o jornalismo discordar me surpreende. E decepciona.


Assim como nos EUA, onde blogs influenciam até eleições e prestam informações muitas vezes com mais eficiência, transparência e rapidez que os “meios oficiais” – basta lembrar do Katrina e de onde vieram algumas informações fundamentais para encontrar desabrigados – inúmeros blogs nacionais são escritos por gente pensante e atuante. A intelectualidade que se dá bem com a tecnologia usa o espaço para mostrar suas análises e opiniões e se responsabiliza por ela em seus próprios domínios.


Estas pessoas – não posso linkar todas aqui sob pena de esquecer muitos e deixar de fora outros que nem conheço – usam seu tempo, seu dinheiro e seu espaço para dividir o que sabem e o que querem discutir com todos. Comigo, com você. Lê quem quer, discute quem pode. Não contam com o apoio nem patrocínio de ninguém – que o diga o falecido e saudoso NoMínimo.


Não vou entrar no mérito da parcialidade. Quem busca notícias ou informações adicionais em um blog deve estar preparado para filtrar, analisar e até desconfiar se lhe parecer conveniente e coerente. Porém, sua participação como meio de comunicação tende a ser significativa e inegável a partir de agora. Imagino que a tendência seja que eles passem a ser incorporados pela mídia como aliados, não inimigos. A campanha do Estadão, se tem mesmo esse viés (“Por onde você tem clicado, hein?” – ela pergunta), é extremamente decepcionante e retrógrada.

*(atualização) Por isso, até segunda ordem, a partir de hoje:

E obrigada a quem me mandou o selo ;)

5 comentários:

Anônimo disse...

fiz um selo anti estadao a favor dos blogs que pode ser acessado em: http://i210.photobucket.com/albums/bb26/dttg/estadono-selo.jpg

Priscilla Foggiato disse...

Obrigada :)

Anônimo disse...

Concordo, cada um procura a mídia que quer para se informar. Sou leitor diário de vários blogs, não como substituição a outras mídias, mas por facilidade e por identificação com alguns pensamentos, idéias, indicações, etc.
Realmente, esta matéria do Estadão está totalmente na corrente contrária de quem realmente quer informação de qualidade e sabe onde encontrá-la e como absorvê-la. Tô contigo!

Priscilla Foggiato disse...

Você é o mesmo anônimo do comment acima? rs

Anônimo disse...

Não, eu sou o anônimo nº1! Aquele que comentou outras vezes e que você acha que sabe a identidade. rs

Bom dia Srta!